Celebração do 64º Aniversário do dia 15 de Março de 1961

Decorreu na província do Huambo o acto central da Efeméride do Início da Luta Armada, presidido pelo Presidente da FNLA, Dr. Nimi A Simbi.

Na sua intervenção, num discurso feito para o povo angolano, o Presidente da FNLA, reafirmou que, decorridos 64 anos desde que os angolanos se levantaram, sob a liderança de Álvaro Holden Roberto, para libertar decididamente o seu País do jugo colonial português, o acontecimento, tornou-se o 1° dia do fim do Império colonial português, pois é o dia que começou a grande revolução dos indíginas

 O Governo Angolano considera data de celebração nacional, um estatuto aquém da sua realidade, definida como data da expansão da luta de libertação nacional, enquanto que o próprio Governo português considera verdadeira data do início da guerra do Ultramar, guerra colonial, luta de libertação nacional.

O Presidente da FNLA, reafirmou também, que, a situação da fome está cada vez mais a generalizar-se, ao ponto das pessoas começarem a ficar acomodadas. O Executivo Angolano deve necessariamente encontrar as soluções viáveis e plausíveis para a dignificação desse Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *